Para que a umidade de floreiras e jardins não danifique pinturas, alguns cuidados terão que ser tomados, principalmente com o intuito de evitar esse tipo de problemas.
Uma das soluções, decerto, é a impermeabilização, que se tornou essencial para qualquer área ou superfície que tenha contato com água ou umidade.
Impermeabilização é o conjunto de operações e técnicas construtivas, composta por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger construções contra a ação prejudicial de fluidos e vapores da umidade.
Precisa impermeabilizar uma floreira ou se interessa pelo assunto? Então você chegou ao lugar certo. Continue lendo e saiba mais.
Como impermeabilizar floreiras
Para uma boa impermeabilização avalia-se o tipo de superfície e as condições em que estão o fundo e as paredes da floreira ou jardineira.
É preciso avaliar, ainda, quais as plantas mais indicadas para o espaço ou terreno. Para cada local, há soluções diferentes, que promoverão efeitos mais significativos.
As floreiras de menor porte podem ser impermeabilizadas com sistemas asfálticos aplicados em varias demãos de pintura. Para jardins sobre o solo deve-se impermeabilizar só as paredes e não a área horizontal para que a água escoe pelo solo.
Floreiras e jardineiras têm impermeabilizações diferentes, devido aos seus tamanhos, sendo que ambas pedem sistema de drenagem. Essas áreas devem ser impermeabilizadas com membranas asfálticas, acrílicas ou com mantas asfálticas do tipo anti-raiz.
Dicas de como impermeabilizar floreiras e jardins
Antes da impermeabilização, deve-se preparar a superfície da floreira, que consiste na regularização de toda a área da floreira sem fazer emendas, passando por cima de pisos e muretas.
Em geral, usa-se um promotor de aderência entre o local existente e a regularização a ser realizada, isto por que, as raízes das plantas podem afetar as paredes das floreiras e jardineiras ou mesmo lajes, provocando fissuras e rachaduras abrindo espaço para infiltração de água.
Jardineiras e floreiras são espaços destinados ao cultivo de plantas e flores, com fins diversos. É possível fazer uma floreira com matérias diferentes, como madeira, plástico, compostos de borracha e também de alvenaria e concreto. Elas também podem estar suspensas e executadas direto sobre o solo ou uma laje.
Como impermeabilizar canteiros
Conforme o tipo de material da qual é feito o canteiro ou floreira, torna-se necessário um pequeno tratamento, ou seja, uma impermeabilização. Pois desse modo teremos uma segurança de que as plantas ali colocadas tenham uma vida útil, assim como melhores condições de cultivos.
No caso de floreiras com paredes de alvenaria, existe a necessidade dessas paredes serem construídas sobre um pequeno muro de concreto. A drenagem é feita por tubos de PVC, instalados no meio da vegetação.
No fundo do canteiro deve ser deixado uma camada de cascalho, brita ou seixo, para que seja feita a drenagem da água. Essa camada deverá estar separada da camada de terra por uma camada de poliéster.
O escoamento da água será feito pelo mesmo tubo captador de água da superfície da floreira, através de furos.
Aprenda a impermeabilizar a sua floreira
Agora que você já sabe como impermeabilizar uma floreira ou canteiro, conte com a Ideal Vedação para te auxiliar em cada processo.