É certo que muitas vezes podemos ter problemas com goteiras, entrada de fuligens, queimadas, insetos e outros visitantes indesejados quando não temos uma estrutura de forro, laje e madeiramento de protegidos adequadamente em nossa casa.
Desse modo, um processo de qualidade é de extrema importância para evitar todos esses problemas que podem se tornar uma grande dor de cabeça a depender da gravidade.
Para proteger a sua construção desses impasses, é necessário que todos os processos sejam realizados com produtos adequados, bem como mão de obra especializada nesse determinado tipo de serviço.
Além disso, os itens empregados devem ser indicados idealmente para esse tipo de uso, visto que as interferências externas podem causar danos, muitas vezes graves, à estrutura e com isso trazer diversos malefícios tanto para a construção, quanto para os moradores.
Gostaria de saber um pouco mais sobre como proteger a laje, o madeiramento e o forro do seu telhado? Continue lendo, pois aqui daremos dicas valiosas!
Como proteger a laje
O principal fator para proteger a sua laje é, certamente, a impermeabilização.
Como está constantemente exposta a chuvas, raios, sol e outros fatores climáticos, a laje é um local que necessita de uma impermeabilização de alta qualidade, pois sob o efeito dos fatores citados, podem ocorrer sérios danos à estrutura, como infiltrações, rachaduras, mofo, trincas e assim por diante.
Nesse caso, procure por um impermeabilizante de características flexíveis, os mais indicados para esse caso são as mantas, tanto a asfáltica quanto a líquida.
A manta asfáltica é composta de asfalto modificado com polímeros e estruturados, é um método mais antigo e tradicional, além de eficiente e muito resistente.
Já a manta líquida é composta por resina acrílica flexível de fácil aplicação e muito resistente contra fatores climáticos.
Como proteger o madeiramento
Quando se trata do madeiramento, é imprescindível ter em mente que é necessário a utilização de materiais de alta qualidade, pois esse é um dos locais mais suscetíveis a ações externas, como umidade, mofo, insetos e abrigo de outros animais indesejados.
O madeiramento é um dos passos que necessita de maior atenção e cuidado
Primeiramente a madeira deve ser tratada antes de sua instalação, a partir de processos rígidos, com solução adequada e autoclave.
Em seguida, deve-se aplicar alguns conservantes, escolhidos de acordo com o uso do local, o que se deseja da estrutura e seu custo.
Entretanto todos devem, no mínimo, não danificar a madeira, não ser tóxicos, ser de fácil penetração na madeira, ser duráveis e repelir a deterioração da madeira.
Para esse processo existem produtos oleossolúveis e hidrossolúveis, além da termorretificação e a secagem. Porém é importante sempre estar atento para ter certeza de que, qualquer dano não irá danificar a estrutura.
Como proteger o forro
Assim como a laje, o forro deve ser protegido e, obrigatoriamente impermeabilizado a fim de evitar imensos problemas que podem ser causados por interferências externas como as já citadas anteriormente.
Para isso, existem algumas opções indicadas, que poderão variar de acordo com a sua necessidade, vejamos a seguir:
- Silicone hidrofugante: ecologicamente correto, não altera nem cor e nem brilho do telhado. Indicado para locais que não podem ser sobrecarregados, porém não pode ser utilizado para locais com rachaduras e trincas.
- Manta acrílica líquida: de fácil aplicação e muito resistente, é ótima para locais que já possuem rachaduras ou trincas.
- Manta asfáltica: nesse caso, podemos encontra-la em alguns tipos diferentes além da comum, como a aluminizada e a ardosiada. Todas são bem flaxíveis e resistentes.