A impermeabilização é uma etapa importante na construção de casas e estruturas para evitar uma serie de prejuízos, ainda mais em casas litorâneas, que estão sujeitas a mais umidade por conta da maresia da praia, resultando em problemas que podem gerar danos à infraestrutura e até mesmo à saúde das pessoas. Deste modo, a impermeabilização é crucial para todo tipo de estrutura, se tornando ainda mais importante em casas litorâneas por conta das condições que estão sujeitas. No post de hoje vamos falar sobre como reforçar a impermeabilização de casas litorâneas. Confira!
Problemas evitados pela impermeabilização
Problemas como proliferação de fungos e surgimento de mofos são comuns com a falta de impermeabilização correta, o que se torna mais agravante em casas litorâneas. Este problema além de gerar uma má aparência na residência, também pode causar danos à saúde das pessoas da casa, principalmente problemas respiratórios. Além disso, é bastante comum o surgimento de infiltrações, apresentando rachaduras nas paredes, no teto e piso, podendo comprometer toda a estrutura. Por conta disso, a impermeabilização se torna uma etapa importante na construção civil em geral.
Como realizar a impermeabilização
Primeiramente, a impermeabilização deve ser planejada desde o início da obra da casa, pois deste modo é possível se prevenir dos problemas desde o começo, além de ser financeiramente vantajoso, pois realizar a impermeabilização após a obra estar pronta ou quando os problemas já estão presentes, o custo pode se elevar altamente. Para realizar este procedimento, é necessário utilizar de produtos e metodologias de aplicações de acordo com a parte da estrutura e do material que é composta, assim, você deve deixar o procedimento nas mãos de um especialista para evitar futuros problemas.
Como reforçar a impermeabilização para casas litorâneas
Em casos de casas litorâneas, é preciso atenção extra em alguns pontos para garantir a eficiência dos procedimentos de impermeabilização, pois como mencionado anteriormente, casas litorâneas estão mais sujeitas a umidade e também a maresias, que impulsionam os efeitos maléficos. Um dos maiores problemas que envolvem as casas litorâneas é em relação ao surgimento de mofos nos móveis, o que não é nada agradável. Para evitar este tipo de problema, algumas dicas devem ser seguidas, como: Manter a casa ventilada, permitir que o sol entre, manter os móveis limpos e higienizados e até mesmo realizar uma impermeabilização nos mesmos, como nos armários, que são um grande alvo das bactérias.
As etapas que incluem as paredes, solo e até as lajes, devem ser realizadas de modo preciso, com qualidade e se possível reforçar a área, pois são as partes da estrutura mais afetadas em zonas litorais. As áreas externas requerem uma resistência mais potente, sendo a utilização de tintas emborrachadas e elásticas um modo de reforçar a impermeabilização na estrutura. As lajes e solo não devem ser deixadas de lado por serem responsáveis por toda a parte de sustentação da casa, sendo um diferencial o uso de argila nas lajes para proporcionar um melhor conforto térmico para as pessoas. Em questão do solo, o procedimento deve ser realizado por um especialista qualificado, pois apresenta maiores desafios e requer maior precisão.
Conheça a Ideal Vedação
A Ideal atua há anos na venda e aplicação de produtos impermeabilizantes e já se tornou referência para o público consumidor. Trabalhamos com produtos de alta qualidade visando sempre o alto padrão do resultado final das obras de nossos clientes. Para saber maiores informações, entre em contato com a MD Diniz Vedação e conheça nossos produtos. Estamos localizados na cidade de Indaiatuba e entregamos para toda a região. Não deixe de acompanhar nossas redes sociais!