Descrição
Asfalto modificado é um cimento asfáltico, que no processo de industrialização, adquire propriedades específicas para as exigências de desempenho solicitadas na impermeabilização, tais como: propriedades aglutinantes, flexibilidade e durabilidade. Em temperatura ambiente, possui característica sólida, mas por ser um material termoplástico, sua consistência varia em função da temperatura de aquecimento, podendo ser mais ou menos fluído.
Utilização
O NBR II é utilizado como matéria prima para a indústria adesiva especial, massas antiruído e para calafetação, além de adesivo para revestimento térmico.
É utilizado como sistema de impermeabilização moldado in loco e para colagem de mantas asfáltica, como também para rejuntamento de pavimentos de placas de concreto.
Para outras utilizações e aplicações, consulte o departamento técnico (sac@mdimpermeabilizacoes.com.br).
Aplicação do produto
Aplique o asfalto NBR II com brocha ou meada, em uma demão com espessura de aproximadamente 2 mm, e alinhe o estruturante (véu de fibra de vidro ou poliéster) sobre a camada aplicada. Continue a aplicação até atingir o consumo pré-determinado.
Finalizada a impermeabilização, aguarde um período de 12 horas e realize o teste de estanqueidade por no mínimo 72 horas. Execute a proteção mecânica de acordo com as normas e especificações técnicas recomendadas.
Em áreas sem trânsito pode-se substituir a proteção mecânica por pintura de manta liquida.
Colagem de manta asfáltica
Alinhe a manta asfáltica em função do requadramento da área, procurando iniciar a colagem no sentido dos ralos para as cotas mais elevadas.
Aplique uma demão do NBR II com aproximadamente 2mm de espessura, desenrolando simultaneamente a 1ª manta asfáltica sobre a superfície do asfalto. Atente-se sempre em deixar um excesso de asfalto na frente do rolo.
Aplique forte pressão sobre a manta do centro para fora, a fim de expulsar bolhas de ar retidas entre a manta e a superfície.
Todas as mantas deverão ser sobrepostas em 10 cm. O asfalto deve ser aplicado também nas sobreposições e o excesso de asfalto é necessário para garantir uma perfeita fusão entre as mantas, resultando num cordão de asfalto sobre a emenda.
Coloque as mantas na posição horizontal, subindo 10cm na posição vertical.
Após a aplicação da manta asfáltica, faça o teste de estanqueidade, enchendo os locais impermeabilizados com água, mantendo o nível por no mínimo 72 horas.
Aplique um banho de asfalto sobre todas as emendas para reforço e correção de possíveis falhas de colagem da manta.
Consumo
Mínimo recomendado para juntas:
Junta de proteção mecânica (1x1 cm) 0,150 kg/m/linear
Mínimo recomendado moldado in loco:
Áreas enterradas 3,0 kg/m²
Áreas Frias 3,0 kg/m² (1,1 m²/m² - reforço têxtil)
Lajes externas 6,0 kg/m² (2,2 m²/m² - reforço têxtil)
Câmaras Frigoríficas e Isolações 3,0 kg/m² (1,1 m²/m² - reforço têxtil)
Mínimo recomendado para colagem de manta asfáltica:
Manta única 3,0 kg/m²
Dupla Manta 6,0 kg/m²